(Arquivo:CD)
Os Hospitais da Baleia, da Fundação Benjamin Guimarães, Santa Marcelina Itaquera e a Maternidade Bárbara Heliodora vão ser homenageados- com diplomas e medalhas- pela Câmara na segunda edição do “Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher".
A homenagem, cujo objetivo é reconhecer o trabalho realizado pelas instituições no atendimento médico à mulher, acontece em uma sessão solene no mês de maio, quando se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.
A escolha das instituições não aconteceu aleatoriamente. Pelo contrário, lideranças partidárias indicaram deputados e senadores para compor o Conselho instituído pela segunda Secretaria da Câmara.
Hospitais premiados
Das 21 instituições indicadas pelos parlamentares, três foram escolhidas pelo Conselho.
O Hospital da Baleia, por exemplo, foi indicado pelo senador tucano Aécio Neves, de Minas Gerais. A instituição presta serviços à população de Minas Gerais há 66 anos e é referência em pelo menos cinco áreas: Nefrologia, Oncologia, Ortopedia, Neurocirurgia e no tratamento de Fissuras Lábio-Palatais.
O segundo secretário da Câmara, deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP) também fez a sua indicação. O slogan do Hospital Santa Marcelina Itaquera, em São Paulo, já diz tudo. “50 anos de gestão ética, humanitária e cristã.” A humanização da assistência obstétrica e neonatal e o estímulo ao parto normal e ao aleitamento materno renderam à instituição prêmio do Ministério da Saúde.
O Senador Jorge Viana (PT-AC) indicou ao prêmio, a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. A instituição foi reformada e entregue à população acreana no dia 31 de março. Além das salas cirúrgicas, o hospital conta com sala de curetagem, leitos de semi-intensivo materno e uma enfermaria do método Mãe Canguru e Mãe Coruja.
Homenagem à Dr.Pinotti
A escolha do nome do médico para o Prêmio oferecido pela Câmara às entidades governamentais e/ou não governamentais que se destacaram na promoção de acesso e qualificação dos serviços de saúde da mulher se justifica pela atuação marcante de Dr. Pinotti, em defesa da saúde.
José Aristodemo Pinotti era especialista em ginecologia, obstetrícia e oncologia mamária. Exerceu três mandatos como deputado federal (DEM-SP) apresentando mais de cem projetos de lei, entre eles a aprovação da Lei do Planejamento Familiar e Ligadura de Trompas. Dr.Pinotti faleceu em julho de 2009, vítima de câncer nos pulmões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário