quarta-feira, 6 de abril de 2011

Deputada defende imunização de mulheres contra o HPV

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) é autora do Projeto de Lei 449/2011, que prevê a imunização de mulheres na faixa etária de 9 a 26 anos com a vacina contra o HPV, na rede pública do Sistema Único de Saúde.

Apresentada no dia 16 de fevereiro, a proposição da deputada foi apensada ao Projeto de Lei 6820/2010, da ex-senadora Ideli Salvatti, atual ministra da Pesca e Aquicultura.

Ao justificar o projeto, a deputada Perpétua Almeida aponta diversos estudos científicos que comprovaram o papilomavírus humano (HPV) como a principal causa de câncer de colo uterino.

A deputada lembrou ainda que já foi aprovada no Brasil uma vacina contra a infecção por HPV, mas que o alto custo inviabiliza o seu acesso para milhões de mulheres carentes.

“Dados do INCA apontam 15 mil novos casos de HPV, passíveis de prevenção. É necessário responsabilizar o Estado no combate à enfermidade, oferecendo na rede pública de saúde a vacina que vai salvar milhares de vidas”, argumentou a parlamentar.

 O PL 449/2011 está sujeito à apreciação conclusiva pelas Comissões Permanentes da Câmara.  Em seguida, vai para a Mesa Diretora, onde aguarda recurso durante o prazo de cinco sessões. De lá, segue para a votação em Plenário.

O regime de tramitação do PL 449/2011 é o de prioridade.  Neste caso, são dispensadas as exigências regimentais para a proposição ser incluída na Ordem do Dia da sessão seguinte, ou seja, a apreciação acontece após a análise das propostas em regime de urgência, segundo o art. 158 do regimento interno da Câmara dos Deputados.

Li e achei bem interessante, o artigo do ginecologista e obstetra, Sérgio dos Passos Ramos sobre a relação HPV/Câncer de Colo Uterino. Basta conferir no site:
 http://www.gineco.com.br/hpv/hpv-cancer-colo-uterino.html. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário