domingo, 6 de março de 2011

Super Poderosas

Além da primeira presidente eleita no Brasil, Dilma Rousseff, temos nove ministras: Ana de Hollanda, da Cultura; Helena Chagas, de Comunicação Social; Ideli Salvatti, da Pesca; Iriny Lopes, de Política para Mulheres; Izabella Teixeira, do Meio Ambiente; Luiza Bairros, da Igualdade Racial;  Maria do Rosário, dos Direitos Humanos; Miriam Belchior, do Planejamento e Tereza Campello, do Desenvolvimento Social. Temos ainda, as primeiras vice-presidentes da Câmara e do Senado, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES) e a senadora Marta Suplicy (PT-SP), sem contar as deputadas, senadoras e governadoras.

Para a coordenadora da bancada feminina na Câmara Federal, Janete Pietá(PT-SP), a participação das mulheres na política deve ser ampliada com a eleição de Dilma Rousseff. Se depender da bancada feminina no Congresso, a presidenta Dilma- que prometeu honrar todas as mulheres brasileiras no primeiro discurso após a eleição- vai  ter apoio para enfrentar os setores "mais conservadores" da sociedade.

Atentas a promessa do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS) de transformar o debate dos direitos das mulheres em uma discussão permanente na Casa, a bancada feminina se mobiliza para tentar votar  propostas prioritárias que estão tramitando na Casa, entre elas, o PL 6653/09, que prevê ações para garantir a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. A autora do projeto é a deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário