Entidades governamentais e não governamentais têm até o dia 1º de novembro para indicar candidatas a 10º edição do prêmio "Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz", entregue anualmente pelo Senado às mulheres que contribuírem para a defesa dos direitos femininos no Brasil.
O Conselho do Diploma Mulher-Cidadão Bertha Lutz é presidido pelo senador Marco Maciel (DEM-PE). O órgão vai examinar os currículos enviados à Mesa Diretora do Senado, com as respectivas justificativas, e fazer a escolha de cinco mulheres de diferentes áreas de atuação para serem agraciadas.
O diploma será entregue em março de 2012, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em sessão especial do Senado. Informações: (61) 3303-4561 ou www.senado.gov.br.
Bertha Lutz
Bertha Maria Júlia Lutz nasceu em 1894 e morreu em 1976. Filha de enfermeira e de um cientista e pioneiro da medicina tropical- Adolfo Lutz-, Bertha é considerada a maior líder feminista de todos os tempos.
Além do voto feminino, a zoóloga de profissão e segunda mulher a ingressar no serviço público brasileiro- Museu Nacional do Rio de Janeiro-, assumiu a cadeira de deputada federal em 1936 devido à morte do titular, Cândido Pereira.
Bertha Lutz lutou ainda pela mudança na legislação do trabalho da mulher e do menor. Defendia a igualdade salarial; a isenção do serviço militar; a licença maternidade de 3 meses para gestante e a redução da jornada de trabalho, então de 13 horas.
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário