![]() |
Praia da Pipa- Natal (RN)http://www.natalbrasil.tur.br |
O Ministério do Turismo tem anunciado medidas para incrementar o turismo doméstico, que às vezes, é mais caro do que o internacional. A redução dos preços das passagens aéreas nos vôos nacionais é uma das medidas. O assunto vai ser debatido até o final do mês pelo ministro Gastão Vieira e os presidentes de companhias aéreas do país.
A desoneração do setor, com a redução de impostos e outros custos é uma das alternativas estudadas pelo governo federal para garantir a redução dos preços das passagens. A oferta de pacotes com preços especiais para a baixa temporada, período em que hotéis e outros locais de hospedagem têm ocupação reduzida seria outra alternativa.
As iniciativas do MTUR foram elogiadas pelos deputados Chico D'Angelo (PT-RJ) e José Airton Cirilo (PT-CE), integrantes da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara. Na opinião do parlamentar carioca, "o Brasil está vivendo um momento positivo, apesar da crise econômica mundial". Segundo ele, setores da sociedade têm mais acesso às passagens aéreas, marítimas e terrestres, sem contar com a modernização dos aeroportos brasileiros e investimentos na saúde da economia turística que buscam soluções para os gargalos nas áreas de recursos humanos, acessibilidade e mobilidade e infraestrutura urbana.
![]() |
Na avaliação de José Cirilo, o processo de investimento na infraestrutura dos aeroportos é limitado, pois acontece apenas nas grandes capitais. "Juazeiro do Norte, no Ceará, é apenas um exemplo. Apesar de o município atrair milhões de romeiros todos os anos, graças ao Padre Cícero, o terminal rodoviário ainda é precário. O ideal seria que o governo investisse na aviação regional", argumentou.
Plano
O governo federal está fazendo os últimos ajustes no Plano Nacional de Turismo 2012/15, que será lançado em breve. "Estamos ajustando o Plano à política do governo federal, que reconhece a importância do turismo como instrumento para o enfrentamento da crise econômica mundial", destacou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
Com informações do MTUR
Nenhum comentário:
Postar um comentário