Beto Oliveira
A falta de capacitação profissional é a “pedra no sapato” dos portadores de deficiência que lutam para entrar no mercado de trabalho, como qualquer cidadão.
Na opinião do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), integrante da Comissão de Educação e Cultura, o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do governo federal, que aguarda votação no Congresso, é um “bom começo”, mas é preciso avançar na qualificação da mão-de-obra, e na acessibilidade para garantir a mobilidade urbana no País.
"É preciso que os governos federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal promovam políticas públicas para os portadores de deficiência. Sem formação profissional, não há emprego e sem emprego, o ser humano perde a identidade no mercado de trabalho", explicou.
A deputada Erika Kokay (PT-DF), que integra a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, elogiou o Plano de Inclusão da Pessoa com Deficiência a ser lançado pela presidenta Dilma Rousseff , e defendeu a votação de propostas que tramitam na Câmara, que prevê benefícios para milhões de portadores de deficiência.
"Além da transversalidade, precisamos territorializar as políticas públicas e dar voz aos portadores de deficiência. Quando discutimos um plano de inclusão, estamos discutindo um princípio da dignidade humana assegurada na Constituição Brasileira. Não podemos bater no peito e dizer que vivemos em um país democrático, se os cadeirantes não podem sair de casa com autonomia e não se escuta a fala das pessoas com deficiência", argumentou.
Programação
A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta segunda-feira (19) em homenagem ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 próximo.
A deputada Erika Kokay (PT-DF) participou da entrega dos Títulos de Honra ao Mérito a várias entidades da sociedade civil homenageadas pela Frente Parlamentar do Congresso em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
Até o dia 30, pessoas com deficiências visual e auditiva vão poder participar de visitas guiadas às instalações da Câmara dos Deputados e o público em geral, da exposição itinerante "Memorial da Inclusão: os Caminhos da Pessoa com Deficiência", no salão branco do Congresso Nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário