sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pesquisa avalia implementação do PNEDH em todo o País


    
    O Gajop (Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares) está trabalhando numa pesquisa bem interessante.
     Trata-se da “Implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos nas diretrizes do Ensino Fundamental Brasileiro”. 
   Os dados da pesquisa- que deve durar oito meses- foram apresentados nesta quinta-feira, em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal. 
    A proposta do Gajop  tem a parceria da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), do Ministério da Educação e apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. 
    A pesquisa pretende abordar o universo de 5.665 municípios brasileiros. Ou seja, coletar dados e questionamentos dos Secretários Municipais de Educação sobre as ações realizadas no município acerca da implementação  do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), que entrou em vigor em 2007, mas a aplicação ainda é tímida. 
    Durante audiência na Comissão do Senado, representantes do governo e da sociedade civil, além de parlamentares defenderam  maior mobilização para a educação em Direitos Humanos. 
  O membro da Coordenação Executiva do GAJOP, Manoel Moraes, afirmou que a agenda é  positiva, já que  representantes de vários setores estão engajados em discutir sobre os Direitos Humanos, no ensino fundamental.
   A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa também promete contribuir de forma ostensiva e educativa, com a discussão do PNEDH, que incorpora aspectos dos principais documentos internacionais de direitos humanos dos quais o Brasil é signatário. 
   Quer saber um pouco mais sobre o Plano Nacional de Educação dos Direitos Humanos?

Com informações da Agência Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário