A presidenta Dilma Rousseff confirmou presença na sessão conjunta do Congresso Nacional, na próxima terça-feira (13), às 10h, no Plenário do Senado. Dilma é uma das cinco personalidades agraciadas com o Prêmio Bertha Luz, líder na luta pelo direito de voto das mulheres e uma das pioneiras do feminismo no Brasil. O anúncio foi feito hoje (7) pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) durante a sessão plenária.
Além da presidenta, serão agraciadas com a premiação, Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes; Rosali Scalabrin, representante da Comissão Pastoral da Terra; Ana Alice Alcântara da Costa, professora associada do Departamento de Ciências Políticas da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres e Eunice Mafalda Michiles, primeira senadora do Brasil.
Esta será a 11ª premiação desde a criação do diploma, em 2001. A indicação dos nomes para receber o prêmio pode ser feita por qualquer entidade de âmbito nacional, governamental ou não. Em seguida, os nomes são avaliados por um conselho, que escolhe cinco agraciadas. Foram feitas 30 indicações para a premiação deste ano.
![]() |
Bertha Luz (1894-1976) |
Com informações do Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário