sexta-feira, 2 de março de 2012

Congresso relembra 80 anos do voto feminino


O Dia Internacional da Mulher - 8 de março- vai ser comemorado em grande estilo. Com uma vasta programação, deputadas e senadoras vão relembrar os 80 anos do Voto Feminino, nas eleições de 1932, no governo de Getúlio Vargas, as conquistas políticas e os próximos desafios, entre eles, a  luta  por maior representação política -igualdade com paridade- e o financiamento público de campanha, temas que estão na Reforma Política.
Mais do que uma comemoração, o voto feminino, segundo a coordenadora da bancada feminina na Câmara, Janete Rocha Pietá (PT-SP), "é motivo de luta, já que não conseguimos alcançar ainda os objetivos defendidos pelas operárias têxteis que ocuparam uma fábrica de Nova Iorque e morreram queimadas em 1857", afirmou a deputada. Segundo ela, as mulheres vão continuar lutando pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais; a melhoria na qualidade de vida da mulher que trabalha, e a igualdade salarial entre homens e mulheres.
As comemorações começam na próxima terça-feira (6) com um Seminário das 14 às 18h, no Auditório Nereu, e a presença das ministras das Secretarias de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci e de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, na abertura dos trabalhos. No mesmo dia às 19h30min acontece a abertura da Exposição:80 anos do Voto Feminino, na galeria do corredor do Plenário.
No dia 13 será realizada sessão solene do Congresso em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A presidenta Dilma Rousseff  é uma das escolhidas para receber o diploma Mulher Cidadã Bertha Luz pelos serviços prestados ao País na defesa dos direitos femininos. A sessão está prevista para às 10h no Plenário do Senado Federal.

Fotos: Clau Monteiro (Equipe Informes PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário